segunda-feira, 3 de junho de 2013

TIPOS DE LIXAS DE UNHA E SUA UTILIDADE:

Encontramos no mercado uma variedade cada vez maior de lixas para unhas. São tantas opções que acabamos nos perdendo e não compreendendo sua função. Por isso o post de hoje é dedicado a essa ferramenta fundamental para nossas unhas continuarem lindas.

Tratando-se de comprimento, são três os tipos fundamentais de lixas utilizados: as de areia, de metal e as de vidro.

Lixa de Areia: É o tipo mais simples e que todas nós temos. É a queridinha das manicures, justamente por ter um preço acessível e (pasmem) ser descartável! Isso mesmo, essa lixa simples de base de papelão deve ser utilizada apenas uma vez. Por isso elas são vendidas em montes. O motivo é simples: o material frágil tem baixa resistência, e os resíduos da unha (o pózinho branco) que fica acumulado ali é um convite para bactérias e fungos. Eu utilizo esse tipo de lixa apenas quando quero tirar comprimento. Nesse sentido ela é a mais eficiente. Deve ser usada com calma, pois, devido a sua porosidade, pode danificar as unhas.



Lixa de Metal: A mais odiada J hehe... Brincadeira! Ela não é odiada, apenas extremamente ineficiente. É o tipo de lixa que vem em kits ou embutidas em cortadores de unhas, e lixar com elas é o mesmo que não lixar. Pelo menos eu nunca senti diferença. Só usei em casos de extrema emergência. Não gosto e não vejo nenhuma função para ela. Mas pelo menos ela não causa danos à unha.



Lixa de Vidro: Minha queridinha do momento. É prática, durável, pode ser lavada e é muito eficiente. Sua superfície mais fina e suave que as outras lixas dá um acabamento mais delicado. Devido a suas características, ela não destrói a unha (como as lixas de areia). Utilizo-a para modelar e emparelhar as unhas. Como quase nunca preciso tirar o comprimento, essa acaba sendo a lixa que mais uso. Existem muitas marcas, incluindo brasileiras. A minha é da Ricca, e paguei R$ 6,00 nela. Achei que valeu muito a pena e comprarei de novo se necessário.



Além de cuidar do tamanho e forma das garrinhas, as lixas também ajudam a corrigir a superfície, dar brilho e também contribui na manutenção de unhas postiças. A mais importante é a lixa para polimento que dá um acabamento profissional às unhas:



Lixa para Polimento: Cada marca possui um tipo de lixa. Eu gosto daquela que tem um formato de bloco, contendo 4 superfícies com diferentes funções:

1 – Lixar: Eu utilizo para dar o acabamento após o uso da lixa de areia (para tirar aqueles fiapos) e também na superfície, para aderir melhor ao esmalte;
2- Remover saliências: Seu nome é autoexplicativo. Utilizo-a para manter as unhas livres de ondulações;
3 – Polir: Deixa as unhas lisas;
4 – Dar brilho: Dá um brilho enorme as unhas, como se estivesse usando base.



Para finalizar, alguns tópicos importantes:
     *    Jamais empreste sua lixa de unha. Assim como nos ensinam que não devemos dividir alicate e materiais de cutelaria em geral, a lixa também não deve ser compartilhada!

    *   Não esfregue com muita força a lixa na sua unha. Tente ser delicada e precisa. Assim a possibilidade de causar danos são bem menores e o efeito final fica muito mais bonito.


      *   Não coloque a lixa num ângulo de 90° com a unha. O ângulo correto é de 45°.

                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário